sábado, 3 de dezembro de 2016

A importância vital dos transportes na sociedade moderna





Mais de 2,8 milhões de decolagens e pousos de aeronaves anualmente; quase 180 milhões de embarques e desembarques de passageiros; 1,5 milhão de toneladas de carga e descarga aérea movimentada; frota nacional de 76,14 milhões de veículos; 1.560 mil km de malha rodoviária, 30 mil km de malha ferroviária e 29 mil km de malha hidroviária. Estes são alguns números do sistema de transporte brasileiro apresentados pelo “Brasil em números 2013”, publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançada recentemente.
O professor Archimedes Raia Junior, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos pesquisadores e técnicos que participam da obra, a partir de comentários que somam-se às tabelas, gráficos e sínteses apresentados na publicação com o objetivo de traçar uma síntese da realidade brasileira em seus múltiplos aspectos.
Na publicação, o professor Raia Júnior destaca a importância vital dos transportes na sociedade moderna, para a infraestrutura de qualquer região. Segundo ele, “o grau de desenvolvimento de uma sociedade está diretamente associado ao grau de qualidade do seu sistema de transporte. A sociedade como um todo necessita de mobilidade de pessoas e insumos para o seu funcionamento”.

Créditos: http://nextrans.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário